Criado em 25/01/2010 - Atualizado em 22/11/2011
Faça cópias de segurança com DVD Shrink
Links Patrocinados
-
Tool Desenvolvimento Web
Ferramenta Completa Para Criar e Gerir Aplicações Web. Baixe Agora!
DVD Shrink é uma ferramenta para “ripar” DVDs que já estejam gravados. Para quem não sabe, “ripar” significa que o conteúdo será extraído de sua mídia original e digitalizado. No caso do DVD Shrink, o aplicativo lê o DVD e extrai os dados, para que possam ser novamente gravados em um novo disco, dessa vez virgem.
Essa funcionalidade é interessante para quem coleciona DVDs, mas sabe que o uso contínuo dos discos acelera o processo de degradação. Com DVD Shrink o dono do DVD pode fazer uma cópia de segurança do disco. Se o original parar de funcionar, a versão de backup servirá perfeitamente como substituto.
Uma vez que a maioria dos discos de DVD vendidos em megastores e lojas similares possuem armazenamento muito maior que o dos DVDs virgens de 4,7 GB encontrados em lojas de informática, fica a cargo do DVD Shrink dar um jeito de fazer o mesmo conteúdo caber no disco menor.
O aplicativo não faz a mágica ao diminuir a qualidade do vídeo que será gravado no novo disco. A fim de fazer a cópia de um filme completo, por exemplo, a qualidade de imagem poderá cair para 70% ou 60%. A boa notícia é que raramente a diferença torna-se perceptível, exceto para quem tem olhos treinados ou trabalha com áudio e vídeo.
Capítulos, áudios, legendas, extras, bastidores… Ficará a cargo de quem usa o programa definir quais conteúdos serão copiados para o novo disco. O DVD Shrink tem uma interface amigável que lista o que pode entrar ou sair do DVD, e com um clique na caixa de seleção a nova configuração do disco está feita.
Nota: cabe lembrar que o processo de copiar e depois reprocessar os conteúdos do DVDs exige muito da máquina. O ideal é que, ao dar início a essa tarefa, o usuário interrompa a utilização do computador até que ela esteja concluída.